Ex-governadora Rosinha Garotinho é alvo de operação contra corrupção

Publicado em 28/11/2023 - 14:53 Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A ex-governadora Rosinha Garotinho é alvo de uma operação da Polícia Federal para combater corrupção em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

É a Operação Rebote, que investiga políticos e servidores públicos envolvidos em fraude no PreviCampos, o Instituto de Previdência de Campos dos Goytacazes. A investigação aponta prejuízo de aproximadamente R$ 383 milhões.

Serão cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em residências de agentes públicos, políticos e empresas de consultoria por suspeita de corrupção. O objetivo é conseguir elementos de provas para as investigações e localizar bens que possam ser usados para posterior ressarcimento aos cofres públicos. Além de Campos, foram cumpridos mandados na capital fluminense e nas cidades de Santos e São Paulo – ambas no estado de São Paulo.

Segundo o advogado de defesa de Rosinha, Rafael Faria, os supostos fatos que “justificaram” a busca e apreensão na casa da ex-governadora ocorreram há 10 anos. Ou seja, a única explicação para o que aconteceu foi criar um constrangimento para a família, pois o fato é completamente atemporal.

Ainda de acordo com a defesa, a família não quer acreditar que isso seja retaliação ou intimidação política. E acha que a única questão imputada a Rosinha é ela ter indicado pessoas sem qualificação técnica para a diretoria e conselho da PreviCampos.

Segundo a polícia, as fraudes aconteciam por intermédio de uma empresa de consultoria que realizava o lobby entre os fundos de investimento e os responsáveis pela PreviCampos. Os agentes públicos desviavam dinheiro por meio de uma fraude conhecida como, "compras de títulos podres”, investimentos de baixa qualidade nos quais o emissor não costuma cumprir o pagamento a quem investiu nesses ativos, mas que prometem ganhos acima do mercado em caso de cumprimento.

Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo