TSE condena Bolsonaro e Braga Netto à inelegibilidade pela 3ª vez

Publicado em 07/11/2023 - 19:23 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral, condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu candidato a vice na chapa, Walter Braga Netto, à inelegibilidade em mais uma ação relacionada ao 7 de setembro.

O caso diz respeito a abuso de poder durante as comemorações do Bicentenário da Independência. A ação foi protocolada pela Coligação Brasil da Esperança, que apoiou o presidente Lula na campanha, e tramita em separado por envolver também outras 15 pessoas. Em relação aos demais investigados, Benedito Gonçalves autorizou uma série de medidas para andamento do processo.

Na semana passada, por cinco votos a dois, o TSE declarou inelegíveis Bolsonaro e Braga Netto por abuso de poder político e econômico nas comemorações do 7 de Setembro.

Cada condenação corresponde a oito anos sem poder se candidatar. Contudo, o prazo não se acumula, e deve ser contado apenas uma vez a partir da data do segundo turno das Eleições Gerais de 2022. Assim,  Bolsonaro e Braga Netto continuam impedidos de participar das eleições até 2030.

A poucos dias de terminar seu mandato como corregedor-geral Eleitoral no TSE, Benedito Gonçalves aplicou o entendimento do plenário em análise anterior envolvendo os mesmos fatos. Segundo ele, após o julgamento, ficaram comprovadas as condutas abusivas de ambos nas comemorações do Dia da Independência.

Em junho deste ano, Bolsonaro sofreu a primeira condenação de inelegibilidade por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por reunião convocada com embaixadores. Nessa ação, Braga Neto foi excluído da sanção.

Nós tentamos contato com as defesas de Bolsonaro e Braga Netto para comentar a decisão do corregedor do TSE, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem.

 

Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo