Casa de Jair Bolsonaro, em Angra, é alvo de operação da PF

Publicado em 29/01/2024 - 19:02 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Angra dos Reis, foi um dos alvos da operação realizada, nesta segunda-feira (29), pela Polícia Federal, que investiga os possíveis destinatários de informações obtidas com uso ilegal do aparato da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). 

Bolsonaro passou a noite no local na companhia de três filhos, o senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, que é o principal alvo da operação. Na noite de domingo (28), os quatro fizeram uma live nas redes sociais.

O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten, declarou, nas redes sociais, que Bolsonaro saiu para pescar com os filhos às 5h, antes que os agentes da PF chegassem a sua casa.

Wajngarten também escreveu que nenhum computador de quem quer que seja foi encontrado na casa ou no gabinete de Carlos. Alguns veículos da imprensa noticiaram que computadores da Abin teriam sido encontrados com Carlos, e a agência declarou que vai investigar o caso. 

Segundo as investigações, Carlos Bolsonaro seria a principal pessoa da família Bolsonaro que recebia informações ilegais da Abin. Os agentes também investigam a suspeita de que o vereador seria o mentor do suposto esquema de espionagem ilegal. 

Entre os nove endereços que foram alvo dos mandados de busca e apreensão, além da casa de Bolsonaro, em Angra, estão a casa de Carlos, no condomínio Vivenda da Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e seu gabinete na Câmara de Vereadores. 

Esta ação é um desdobramento da Operação Vigilância Aproximada, deflagrada na última quinta-feira (25), que investiga uma organização criminosa que teria se instalado na Abin, com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas de interesse.

O principal alvo foi o ex-diretor da Agência e atual deputado federal Alexandre Ramagem, que tem uma conhecida relação de proximidade com Carlos. 

Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei. 

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo