Acusados de matar congolês no Rio serão julgados por júri popular

Publicado em 14/03/2024 - 17:42 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os acusados de matar o congolês Moïse Kabagambe serão julgados por júri popular. A decisão é da 1ª Vara Criminal da Capital, que também manteve a prisão preventiva dos réus. O tribunal considerou que os motivos para a prisão permanecem inalterados e que ela é necessária para resguardar a integridade física e psicológica das testemunhas, que poderão ter que prestar declarações. O julgamento ainda não tem data marcada. 

Moise tinha 24 anos e foi morto na noite do dia 24 de janeiro de 2022 em um quiosque na praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele ja tinha trabalhado no local e, segundo a família, foi até o quiosque naquele dia para cobrar pagamentos atrasados. Após discutir com um homem, foi agredido com um taco de beisebol, socos, chutes, tapas e em seguida amarrado por outros três. Brendon Alexander da Silva, Aleson Cristiano Fonseca e Fábio Pirineus da Silva foram presos preventivamente cerca de uma semana depois.

Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança. O laudo do Instituto Médico Legal indicou que a causa da morte foi traumatismo do tórax, com contusão pulmonar, causada por ação contundente.

Após a repercussão do caso, a família do jovem congolês recebeu da prefeitura a concessão de um quiosque comercial no Parque Madureira, na zona norte da cidade. Em junho de 2022, foi sancionada uma Lei Estadual reconhecendo o 24 de janeiro como Dia do Refugiado Africano. A data, escolhida em homenagem à Moïse, passou a figurar no calendário oficial do estado. 

Edição: Tâmara Freire / Liliane Farias

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo