Cacique Merong Kamakã é enterrado em área disputada pela Vale

Publicado em 06/03/2024 - 23:20 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O corpo do Cacique Merong Kamakã foi enterrado nesta quarta-feira (6), na comunidade Kamakã Mongoió, em Brumadinho, Minas Gerais. A região onde ele foi sepultado é reivindicada como terra indígena, e está em disputa com a mineradora Vale, que diz ser proprietária do terreno. A empresa chegou a ganhar uma liminar pedindo que o indígena não fosse enterrado na área, mas, mesmo assim, o ritual foi antecipado, como conta Léo Pericles, Presidente Nacional do movimento Unidade Popular.

Na rede social X, a Deputada Federal, Célia Xakriabá, acusa a Vale de negar o direito ao sepultamento de Merong, ao acionar a justiça. Segundo ela, os indígenas acionaram a Polícia Federal para garantir a proteção territorial da comunidade Kamakã Mongoió durante o ritual de despedida a Merong.

A mineradora Vale confirmou ter pedido a liminar, por se tratar de uma região em disputa judicial. Em nota, a empresa reitera pesar pela morte do cacique Merong Kamakã, e disse que “respeita os povos indígenas e seus ritos de despedida”. Também disse que “busca construir uma solução com a comunidade que preserve suas tradições, dentro da legalidade”.

O Ministério dos Povos Indígenas informou ter acionado a Polícia Federal com uma notícia-crime contestando a hipótese de suicídio: segundo a pasta, houve um crime, justamente porque a vítima, o Cacique Merong Kamakã, “liderava um processo de retomada na região, o que o colocava em conflito de interesses com grandes empresas locais”.

O cacique Merong Kamakã Mongoió, de 36 anos, foi encontrado morto na última segunda-feira, no distrito de Casa Branca, em Brumadinho. Mesmo com a hipótese de suicídio, as polícias civil e federal apuram as causas da morte. Merong fazia parte do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, originário do sul da Bahia.

 

Edição: Roberta Lopes / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo