Caso Marielle: tudo que se sabe sobre delação são fofocas, diz Castro

Publicado em 20/03/2024 - 18:11 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse nesta quarta-feira (20) que espera que o caso Marielle tenha um desfecho o mais rápido possível. Mas que até o momento, tudo o que se sabe sobre o conteúdo da delação de Ronnie Lessa, réu pela execução do crime, são fofocas. 

Por enquanto, quatro pessoas foram presas pelo crime ocorrido em 2018. 

O ex-policial militar Ronnie Lessa teria disparado os tiros que mataram a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes. Já o ex-PM Élcio de Queiroz, confessou em delação premiada, que dirigiu o carro usado no crime. Ambos foram presos um ano após o crime, quando a força tarefa de investigação envolvia apenas a Policia Civil fluminense e o Ministério Público Estadual.

Já no ano passado, após a entrada da Policia Federal no caso, também foram presos o ex-bombeiro Maxwell Simões, acusado de descartar as armas e munições utilizadas, e o dono de um ferro velho, Edson dos Santos, que teria ajudado os assassinos a se desfazerem do veículo.

Nesta quarta-feira, o Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski confirmou que a delação de Ronnie Lessa foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal, o que indica que o caso pode estar perto do seu desfecho.

O fato das investigações terem sido encaminhadas ao Supremo também sinaliza o possível envolvimento de pessoa com foro privilegiado.

A declaração do governador do Rio de Janeiro foi dada após uma reunião com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Ele também falou sobre a operação que prendeu 16 policiais acusados de integrarem uma organização criminosa ligada ao contraventor Rogério de Andrade.

Castro também ressaltou que a operação conta com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar. A ação desta quarta é um desdobramento da operação Calígula, deflagrada em maio de 2022, contra uma rede de jogos de azar explorada pelo contraventor Rogério de Andrade, em parceria com Ronnie Lessa. A Polícia Militar informou, em nota, que vai instaurar um procedimento interno para apurar os fatos e contribuir com as investigações do MP.

Edição: Tâmara Freire / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo