Decisão do STF pode inviabilizar revisão "da vida toda"

Publicado em 21/03/2024 - 20:41 Por Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Decisão do STF pode inviabilizar revisão “da vida toda” das aposentadorias do INSS. O Supremo julgou, nesta quinta-feira (21), a constitucionalidade de pontos da reforma da previdência de 1999, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

As ações questionavam a carência para o salário maternidade, a condicionante do pagamento do salário-família à vacinação e à frequência escolar da criança, e a opção do contribuinte pela base de cálculo do fator previdenciário.

A maioria dos ministros considerou que não há possibilidade do contribuinte optar pelas regras de transição prevista pela reforma de 1999.  

O ministro Cristiano Zanin defendeu as regras de transição. Já Alexandre de Moraes votou pela possibilidade do contribuinte optar pela base mais vantajosa, o que viabilizaria a revisão “pela vida toda” para quem contribuía antes de 1999.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, comemorou a decisão. "Essa ação como um todo para o sistema, para o todos os contribuintes e aposentados faz muito sentido", defendeu.

Uma decisão do STF de 2022 reconheceu que a base de cálculo para aposentadoria deveria ser revista para abranger todas as contribuições feitas à previdência por um trabalhador.

Mas um recurso do INSS impedia a aplicação dessa revisão “da vida toda”. Esse recurso deve ser julgado na próxima sessão do STF.

Edição: Roberto Marques Piza/Francisco Sousa

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo