Justiça absolve ativistas que protestaram contra a Copa de 2014

Publicado em 19/03/2024 - 21:24 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os 23 ativistas acusados de organizar protestos violentos no Rio de Janeiro, entre 2013 e 2014, chamados de black blocks, foram absolvidos pelo Tribunal de Justiça do Estado.

O advogado Ítalo Pires Aguiar, um dos que atuam no caso para defender os ativistas, comemorou a decisão.

"Depois de longos 11 anos de processo, muitos debates e provas anuladas pelos tribunais superiores, mesmo uma decisão dura que condenou os manifestantes a altíssimas penas finalmente a Justiça foi feita. O Tribunal de Justiça absolveu todos os manifestantes da jornada de junho e contra a Copa de 2014 de todas as imputações que inicialmente a eles eram atribuídas". 

O movimento que marcou a história do país começou em São Paulo, em junho de 2013, com protestos contra o aumento de R$ 0,20 na tarifa de transporte, e se espalhou pelo país.

Durante os atos, parte dos manifestantes escondia o rosto para promover depredações e barricadas. As manifestações eram reprimidas pela Polícia Militar com bombas de gás e tiros de borracha.

Em 2018, 23 jovens foram condenados à prisão em regime fechado, com penas entre 5 e 7 anos de reclusão, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção de menores, dano qualificado, resistência, lesão corporal e posse de artefatos explosivos. Como a condenação foi em primeira instância, todos eles puderam recorrer da decisão em liberdade.

A decisão em segunda instância que absolveu os ativistas ainda pode ser revisada, caso haja recurso no Superior Tribunal de Justiça.

Edição: Daniel Ito / Liliane Farias

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo