Mauro Cid é preso depois de audiência no STF

Publicado em 22/03/2024 - 19:23 Por Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi preso novamente nesta sexta-feira.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou a prisão após novo depoimento prestado por Cid, na sala de audiência da corte.

Entre os motivos estão o descumprimento de medidas cautelares impostas a Cid e por obstrução de Justiça. Após ser comunicado da prisão, ele foi encaminhado ao IML para realização de exames. Depois disso, ele será apresentado à Polícia do Exército, que ficará com a custódia do tenente-coronel.

Cid foi chamado a prestar esclarecimentos depois de a revista Veja publicar áudios em que o militar critica a atuação de Moraes e da Polícia Federal.

De acordo com a revista, Mauro Cid disse que foi pressionado pela PF a delatar fatos dos quais não tinha conhecimento. O auxiliar de Bolsonaro disse que a investigação teria uma “narrativa pronta”, só aguardando o momento de “prender todo mundo”.

O militar fez uma colaboração premiada no inquérito que apura fraude no cartão de vacinação de Bolsonaro. Cid também cooperou com o inquérito sobre a tentativa de golpe planejada pelo alto escalão do governo de Jair Bolsonaro. O tenente-coronel foi para prisão domiciliar após a delação.

Em comunicado, a defesa de Mauro Cid não negou a autenticidade do áudio. Os advogados disseram que as falas “não passaram de um desabafo em que relata o difícil momento e a angústia pessoal”, do militar.

* Com informações da Agência Brasil

Edição: Roberta Brito Lopes/Francisco Sousa

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo