Robinho nega crime de estupro e acusa Justiça italiana de racismo

Publicado em 18/03/2024 - 15:32 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O jogador Robinho negou crime de estupro e disse ser vítima de racismo da Justiça italiana.

Pelas redes sociais, Robinho divulgou um vídeo, nesse domingo (17), em que apresenta supostas provas de inocência, como fotos, exame de DNA e mensagens de texto.

Robson de Souza foi condenado a nove anos de prisão pela Justiça italiana por crime de estrupo coletivo cometido na cidade de Milão, em 2013.

O jogador chamou o caso de falsa acusação. "Isso só me leva a crer que  -  esses mesmos que me condenaram -  são os mesmos que permitem com que acontecem inúmeras vezes histórias de racismo contra inúmeros estrangeiros fora do Brasil. Então esses mesmos que não fazem nada, que não tomam nenhuma providência, sobre racismo são os mesmos que me julgaram que não dão nenhuma voz para um negro que está tentando se defender, que tem provas cabíveis, que está tentando provar sua inocência. Mas que eles não dão voz. Eu tenho absoluta certeza ser fosse com um europeu, que se fosse com um branco, meu julgamento seria totalmente diferente". 

O caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça, que decide, na quarta-feira (20), se o jogador pode cumprir no Brasil a pena por estupro na Itália.

A Corte Especial do STJ julga o pedido do governo da Itália de homologação da sentença que condenou o jogador.

Como o Brasil não extradita, isto é, envia para fora brasileiros nascidos em território nacional, os italianos pedem a transferência da execução da pena para o Brasil.

A homologação não é um novo julgamento. Mas sim uma análise para verificar se a sentença está de acordo com a lei brasileira.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo