STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

Publicado em 29/03/2024 - 10:14 Por Ana Lúcia Caldas * - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Foram liberados o ex-comandante - geral da PM, coronel Fábio Augusto Vieira, o ex - subcomandante, coronel Klepter Rosa, e também o coronel Marcelo Casimiro. Eles terão de usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de usar redes sociais ou se comunicar entre si.

Além disso, os três também ficam sujeitos a recolhimento noturno, estão proibidos de deixar o Distrito Federal, devem entregar seus passaportes e se apresentar semanalmente à Justiça.

Ao decidir pela soltura dos coronéis, Moraes escreveu que eles não representam mais riscos para a instrução da ação penal, pois passaram para a reserva remunerada. Os três haviam sido presos em agosto de 2023, na Operação Incúria.

Eles integravam a cúpula da PMDF durante os atos e foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por omissão aos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado da União e violação de deveres funcionais.

O argumento na acusação é de que eles teriam conspirado desde o ano anterior em favor de um levante popular pró - Bolsonaro e, em 8 de janeiro, deixaram deliberadamente que os crimes fossem cometidos.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Nadia Coelho / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo