Fundo estadual da Amazônia é criado no Pará; governador apresenta o projeto nos EUA

Pará

Publicado em 17/10/2019 - 15:43 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O governo do Pará criou esta semana o Fundo da Amazônia Oriental. O objetivo é captar financiamento privado para o alcance das metas estaduais de políticas públicas de meio ambiente e desenvolvimento. Os recursos serão usados em ações de redução do desmatamento ilegal e para induzir a uma economia de baixo carbono.

 

O governador do Pará, Helder Barbalho, apresenta o Fundo nos Estados Unidos, nesta quinta e sexta-feira, durante a Conferência Internacional sobre Preservação da Amazônia, realizada em Nova Jersey.

 

Os eixos de investimento devem seguir os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas. Entre eles, ordenamento ambiental e fundiário, consolidação de Áreas Protegidas e manejo florestal sustentável. O saneamento ambiental e a gestão de resíduos sólidos também poderão receber recursos do Fundo da Amazônia Oriental.


O financiamento ainda deve servir para a capacitação de agentes públicos e modernização dos órgãos ligados ao Sistema Estadual de Meio Ambiente. O fundo também poderá ser direcionado para ações de governança que reforcem o controle social de políticas públicas e sua transparência.


Podem doar para o Fundo da Amazônia Oriental pessoas físicas, entidades privadas nacionais ou internacionais e estados estrangeiros. Os recursos serão recebidos, geridos e executados por uma organização da sociedade civil, escolhida mediante edital público, e um comitê gestor com representantes do governo e da sociedade civil.


A ideia de criar o fundo surgiu depois que os repasses internacionais para o Fundo Amazônia, de caráter nacional, foram suspensos em razão de discordância dos países estrangeiros com o governo brasileiro.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo