Justiça suspende certificado de sustentabilidade de duas madeireiras que atuam no Pará

Pará

Publicado em 14/10/2019 - 20:31 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Uma decisão liminar de 2017 foi confirmada este mês pela Justiça Federal e manteve a suspensão do certificado internacional de sustentabilidade socioambiental de duas empresas madeireiras, a Ebata e a Golf.

 

Elas atuam mediante concessão pública na Floresta Nacional de Saracá-Taquera, no Oeste do Pará. Foram acusadas pelo Ministério Público de degradar um canal que liga o Lago do Acari ao rio Trombetas, na Calha Norte paraense. O bloqueio de áreas de pesca teria colocado em risco a segurança alimentar das comunidades da região.

 

Na sentença que suspende a certificação, o juiz federal Érico Pinheiro condena as empresas a recuperar as áreas degradadas e a pagar R$ 100 mil cada uma, a título de indenização por danos morais coletivos. Outra providência exigida pelo juiz é a realização de campanhas publicitárias em favor de comunidades tradicionais e do meio ambiente.

 

O Imaflora, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, também foi considerado co-responsável pelos danos. O instituto chegou a suspender a certificação das duas madeireiras em fevereiro de 2015, mas voltou atrás na decisão cinco meses depois.

 

O Ministério Público Federal acusa o Imaflora de ignorar a construção de uma estrada que teria aterrado um igarapé, muito usado para a pesca pelos ribeirinhos e com valor mítico para as comunidades.

 

Procuramos as empresas Ebata e Golf, mas até o término desta reportagem, não obtivemos retorno. Em nota à imprensa, o Imaflora afirma que vai recorrer da decisão judicial. O instituto, que é uma associação civil sem fins lucrativos, é quem concede a certificação. Para ele, as ações corretivas já foram implementadas.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo