Polícia Federal abre inquérito para apurar se houve crime ambiental com encalhe de navio no Maranhão

Polícia Federal

Publicado em 02/03/2020 - 13:32 Por Maíra Heinen - Brasília

A Polícia Federal no Maranhão abriu inquérito para apurar a ocorrência de possível crime ambiental devido ao acidente com o navio Stellar Banner, na costa do Maranhão. A PF ainda avalia as circunstâncias que levaram a embarcação a encalhar na baía de São Marcos, por meio do Comitê Estadual de Segurança Portuária, o qual preside.

 

A Marinha informou ontem que não houve, até o momento, vazamento do óleo que está no tanque do navio.

 

De acordo com o comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, o óleo – que foi identificado por equipamentos extremamente sensíveis – é, na verdade, um resíduo oleoso que escorreu do convés para o mar em um dia de muita chuva.

 

O Navio Stellar Banner está encalhado a cerca de 100 quilômetros da costa do Maranhão com cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro da empresa Vale e quase 4 mil toneladas de óleo. O incidente ocorreu na última segunda-feira, 24 de fevereiro. A embarcação pertence à empresa Sul Coreana, Polaris.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo