Órgãos federais e do Acre combatem desmatamento, grilagem e queimadas

Acre

Publicado em 14/05/2020 - 14:30 Por Maíra Heinen - Brasília

Diversos órgãos federais, entre eles a Polícia Federal e o Ibama, iniciaram nesta semana a Operação Amazônia Legal contra o desmatamento e as queimadas na floresta amazônica do Estado do Acre.

 

Na quarta-feira (13), a PF prendeu oito pessoas em flagrante, além de apreender duas espingardas, cinco motosserras e insumos destinados ao desmatamento, como combustíveis, óleos e correntes que serviam de acessórios às motosserras.

 

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em várias sedes rurais no Projeto de Assentamento Agroextrativista Antimary. Embora destinada exclusivamente às comunidades tradicionais extrativistas, a área vem sendo alvo de grileiros e desmatadores da região de Rio Branco e Sena Madureira, que buscam promover invasão de terras federais, desmatamento e ampliar pastagens para o gado sem o consentimento do Incra.

 

Informações técnicas, mapas e dados geoespaciais produzidos por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Acre estão subsidiando as ações de comando e controle em andamento no interior do Estado.

 

O Exército também participa das ações. No último dia 7 de maio, um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro autorizou a atuação das Forças Armadas no combate ao desmatamento ilegal e a focos de incêndio na Amazônia Legal.

 

Os militares vão atuar até o dia 10 de junho em ações preventivas e repressivas na faixa de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da região.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo