Cidade do Rio teve cerca de 4 animais silvestres resgatados por dia no 1º semestre de 2020

1º semestre de 2020

Publicado em 27/07/2020 - 21:12 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Patrulha Ambiental da cidade do Rio resgatou cerca de quatro animais silvestres por dia no primeiro semestre deste ano. Foram mais de 700, entre gambás, cobras, micos, capivaras, jacarés, pinguins e diversos tipos de aves, como gaviões e corujas.


Os animais foram recolhidos nas ruas e em casas, condomínios e estabelecimentos comerciais, geralmente perto de áreas verdes. Segundo o coordenador de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fábio Belchior, com a expansão acelerada da malha urbana, os animais estão perdendo espaço, o que gera maior interação deles com as pessoas.


De janeiro a junho, a patrulha recebeu mais de 2,1 mil chamados para recolher animais silvestres.  Nem todos, no entanto, são passíveis de resgate, porque muitos chamados são para retirar aqueles que estão próximos do seu habitat natural. Se o animal não está ferido, ou em situação que leve risco para ele ou para as pessoas, segundo a Patrulha, não tem por que retirá-lo do local.


Após o resgate o animal que estiver ferido ou doente é encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Grande, zona oeste do Rio. Se estiver saudável e não teve muito contato com humanos, ele é devolvido ao seu habitat, sendo solto em unidades de conservação ambiental do município, sempre perto do local onde foi resgatado.


Animais silvestres apreendidos em feiras ou por posse irregular são enviados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Seropédica, região metropolitana do Rio, para tratamento e, se possível, reintrodução na natureza.


Já animais marinhos são encaminhados para projetos de monitoramento de praias para recuperação.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo