MCTI anuncia nova estrutura de funcionamento do Inpe

Amazônia

Publicado em 14/07/2020 - 21:02 Por Renata Martins - Brasília

Em meio à divulgação de desmatamento recorde em junho e da exoneração de uma coordenadora, o diretor interino do Inpe e o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, apresentaram a reestruturação do Instituto, que é responsável pelos dados oficias de desmatamento, queimadas e clima no país.

 

Com a mudança, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais passa a ter 8 e não 15 áreas de atuação. Durante a coletiva, nesta terça-feira (14), o ministro Marcos Pontes justificou a mudança como forma de adequar o quadro reduzido de servidores, cortes orçamentários e melhores índices de desempenho.

 

A reformulação foi divulgada um dia depois da exoneração da pesquisadora Lubia Vinhas, da agora extinta Coordenação Geral de Observação da Terra, área responsável pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real, o Deter. A medida foi alvo de crítica de pesquisadores e servidores do Inpe, que alegam interferência na autonomia do instituto.

 

Em nota, o SindGCT,  Sindicato Nacional dos Gestores em Ciência e Tecnologia, destaca que Lubia foi escolhida para a posição por um comitê de seleção e o mandato de quatro anos, foi encurtado pela metade. Outra crítica apontada por pesquisadores é que a exoneração poderia estar por trás da tentativa de encobrir dados diante do acentuado crescimento do desmatamento na Amazônia.

 

Em junho deste ano, houve alerta de desmatamento em uma área maior que mil quilômetros quadrados da Amazônia Legal. O número é o maior para o mês desde 2015. O diretor interino do Inpe, Darcton Damião, nega e afirma que os dados são abertos.

 

Sobre a ex-coordenadora, durante coletiva, Darcton leu carta em que Lubia nega que a exoneração tenha relação com a divulgação de dados. A pesquisadora vai para um dos quatro projetos estratégicos tocados pela agora Coordenação-Geral de Ciências da Terra, sob o comando do pesquisador Gilvan de Oliveira.

 

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, houve melhoria no sistema de monitoramento, que no início do próximo ano contará com mais um satélite de Observação da Terra. O Amazônia 1 é o primeiro completamente projetado e operado pelo Brasil.

 

Segundo Darcton Damião, o novo satélite é estratégico. O Ministério da Ciência e Tecnologia não informou qual o impacto financeiro da reformulação no Inpe. Nós não conseguimos contato com o SindGCT para comentar a mudança.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo