Biomas brasileiros perderam 500 mil km2 de áreas naturais em 18 anos

Amazônia, o maior de todos, encabeça a lista com perda de 270 mil km2

Publicado em 24/09/2020 - 13:59 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Em 18 anos, os seis biomas terrestres brasileiros perderam cerca de meio milhão de quilômetros quadrados de áreas naturais. E essa diminuição foi percebida em todos, de acordo com a pesquisa Contas do Ecossistema do IBGE.

A Amazônia, que é o maior bioma brasileiro, encabeça a lista em números absolutos, com uma redução de quase 270 mil quilômetros quadrados entre os anos de 2000 a 2018.

De acordo com a gerente da pesquisa Maria Luiza Fonseca, o grande vetor dessa mudança foi a agropecuária, com aumento de mais de 70% das áreas de pastagem e de quase 300% das regiões agrícolas.

A agricultura também continuou promovendo modificações no Cerrado, o segundo maior bioma do país, e que já responde por 44,6% de todas as áreas agrícolas do país e por 42,7% dos territórios destinados à silvicultura.

De acordo com a gerente do IBGE, apesar da diminuição das áreas naturais ter sido contínua em todo o país, há uma tendência de desaceleração dessas perdas, percebida principalmente na Caatinga e na Mata Atlântica.

No caso da Caatinga isso se explica pela maior parte das intervenções serem do tipo mosaico, com a ocupação do território por pequenas áreas rurais ou pastagens junto a áreas naturais. Já no caso da Mata Atlântica, isso também se deve ao fato de que no ano 2000, havia apenas 13,3% de cobertura florestal remanescente. Em 2018, essa porcentagem chegou a 12,6.

Mas essa tendência de desaceleração das perdas, não se efetivou no Pampa e no Pantanal. Percentualmente, o Pampa, presente na região Sul do país, foi o que mais encolheu neste período: 16,8%.

Em 2018, apenas 38% da extensão deste bioma ainda estava preservada, enquanto uma porcentagem semelhante já tinha sido convertida em área agrícola. Já o Pantanal apesar de ainda ter 90% de suas áreas naturais preservadas, mais de 75% das alterações feitas foram consideradas intensas, principalmente com a conversão dos campos em pastagem de manejo.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo