Ação humana e seca histórica explicam grandes incêndios no Pantanal

Afirmação é de secretários do Meio Ambiente de MT e MS

Publicado em 06/10/2020 - 15:01 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A ação dos humanos sobre o meio ambiente e a seca histórica no Pantanal explicam os recordes de incêndios na região, segundo avaliam os secretários de Meio Ambiente tanto do estado de Mato Grosso quanto de Mato Grosso do Sul.

Eles foram ouvidos nesta terça-feira (6) na Comissão Externa da Câmara dos Deputados que avalia as ações dos governos no combate aos incêndios florestais.

O secretário do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, ressaltou que os órgãos de inteligência identificaram que 90% do fogo no Pantanal foi iniciado por pessoas.

O secretário de Meio Ambiente destaca que, em muitos casos, as pessoas colocam o fogo e depois não conseguem mais controlá-lo. Jaime Verruck destacou ainda que, este ano, foi usada a maior estrutura possível no combate aos incêndios.

Já o secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Alex Sandro Marega, ressaltou que a seca histórica do Pantanal permitiu a propagação maior do fogo.

O secretário de Mato Grosso ressaltou ainda a importância de se punir quem provoca a queimada. Segundo Alex Marega, até setembro deste ano, só os órgãos ambientais do estado já aplicaram mais de R$ 1,1 bilhão em multa, quase o dobro do aplicado em todo o ano passado.

Segundo dados do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, desde janeiro, houve um aumento de 195% no número de focos de calor detectados no Pantanal comparado com o mesmo período de 2019, ultrapassando qualquer outro ano desde o início da série histórica, em 1998. Foram mais de 17 mil focos identificados neste ano contra mais de 5 mil e 900 focos registrados em 2019.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo