Operação Verde Brasil 2 será prorrogada até abril de 2021

Objetivo é completar o ciclo de combate ao desmatamento na Amazônia

Publicado em 26/10/2020 - 16:13 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O vice-presidente, Hamilton Mourão, disse nesta segunda-feira (26) que a operação Verde Brasil 2 será prorrogada até abril do ano que vem.

A medida, que utiliza as Forças Armadas como reforço no combate aos incêndios na região amazônica, estava prevista para terminar em 6 de novembro.

De acordo com Mourão, a meta é garantir um ciclo de combate efetivo de desmatamento na Amazônia.

Sonora: "Nós precisamos prosseguir porque a gente quer entrar num ciclo virtuoso de queda do desmatamento. É o nosso compromisso que a gente tem que derrubar isso aí e para derrubar a gente tem que ter gente em campo, fiscalizando".

A prorrogação deve ser assinada pelo presidente Jair Bolsonaro até o final da semana que vem. Segundo o vice-presidente, ainda restam cerca de R$ 180 milhões dos recursos destinados à operação, o que garante que ela possa ser estendida até 2021.

No entanto, o dinheiro precisa ser alocado ainda este ano, já que pertence ao orçamento previsto para 2020.

Na próxima terça-feira está prevista mais uma reunião do Conselho Nacional da Amazônia. Na pauta, está marcada a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que deve falar sobre a situação do Ibama.

O vice-presidente comentou sobre o desfecho do desentendimento entre Salles e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Ramos.

Segundo o relato de Mourão, Bolsonaro convidou os dois para um almoço na sexta-feira, para colocar fim ao mal-estar entre os dois ministros.

Mourão julgou como acertada a intervenção de Bolsonaro para garantir o respeito e acalmar os ânimos. A situação se refere ao recente desabafo de Ricardo Salles nas redes sociais e à orientação do ministro para que cerca de 1.400 agentes de combate a incêndios do Ibama, que estavam em campo, retornassem à base na última quinta-feira (22) como forma de pressionar a liberação de R$ 134 milhões destinados ao Ministério do Meio Ambiente e que estavam bloqueados.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo