Parque do Jalapão tem novas regras para evitar aglomerações

Publicado em 22/10/2020 - 19:47 Por Ariane Póvoa - Brasília

Com o objetivo de evitar aglomerações e oferecer um ambiente seguro aos turistas, o governo do Tocantins publicou normas para o retorno de visitas aos principais atrativos da região.

Entre as mudanças, está a limitação de 200 pessoas por dia para visitas às Dunas, à Cachoeira da Velha e à Prainha do Rio Novo. Já para a Serra do Espírito Santo, o limite é de 100 pessoas por dia. A limitação representa cerca de um terço da capacidade normal dos atrativos antes da pandemia do coronavírus.

As visitas com restrições já estavam autorizadas desde o início deste mês, porém não havia números fixos de pessoas para cada ponto turístico.

A Instrução Normativa com as novas regras está sendo implementada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do estado (Adetuc). O documento também trata dos processos de agendamento para visitação.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Carlos Rodrigues, explica que somente agências e guias de turismo cadastrados podem solicitar as visitas.

A entrada nos atrativos também só será permitida com a presença de um guia de turismo ou condutor cadastrado, que poderá conduzir grupo composto por, no máximo, dez pessoas.

Segundo Warley Rodrigues, as novas regras pretendem ainda assegurar a preservação e o controle ambiental do Parque.

Segundo o governo do Tocantins, a reabertura do Parque Estadual do Jalapão significa um importante passo para a retomada gradativa do fluxo turístico, a partir da diminuição de casos de coronavírus no estado.

Continuam obrigatórios o uso de máscaras e o distanciamento social durante permanência nos atrativos. Dúvidas em relação ao agendamento das visitas podem ser esclarecidas pelo e-mail: agendajalapao@adtur.to.gov.br ou pelo telefone (63) 3218-5802.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo