Salles diz que "fogo frio" pode ajudar a conter incêndios no Pantanal

Ministro também defendeu a pecuária como forma de reduzir queimadas

Publicado em 13/10/2020 - 15:33 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Os senadores da comissão externa criada para avaliar o combate aos incêndios no Pantanal ouviram nesta terça-feira o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Salles enumerou as ações do governo federal no Pantanal nos últimos 2 meses, como o envio de brigadistas e aeronaves, e destacou que apenas 6% do território total do Pantanal é de responsabilidade direta da União, argumentando que o restante é de controle dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O ministro do meio ambiente ainda defendeu o fogo frio, que é o fogo controlado, e a pecuária como forma de reduzir os impactos dos incêndios no bioma.

O ministro ouviu críticas à atuação do ministério no controle das queimadas, como a do senador Fábio Contarato, da Rede, do Espírito Santo.

Já senador pelo Mato Grosso, Carlos Fávaro, do PSD, saiu em defesa do governo e da criação de gado no Pantanal.

E o presidente da Comissão, o senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, opinou que a expansão do pasto para pecuária deve ser feita com controle.

Segundo dados divulgados pelo Laboratório de Satélites Ambientais, da UFRJ, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde o início do ano até o último dia 3 de outubro, o fogo consumiu 26% do território total do Pantanal. Um aumento de 149% em relação a 2019.

Diante desse cenário, o Governo Federal liberou quase R$ 14 milhões para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul usarem no combate aos incêndios.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo