É preciso cuidado em falésias, mas degradação ambiental acelera erosão

Geólogo indica que desmoronamentos não são corriqueiros

Publicado em 19/11/2020 - 16:42 Por Nelson Lin - São Paulo

Após o desabamento de uma falésia em Pipa, no Rio Grande do Norte, na última terça-feira, que deixou três mortos, muitas pessoas se perguntam se é seguro visitar essas estruturas geológicas que marcam o nosso litoral de norte a sul.

De acordo com o professor de geologia da Universidade Federal do Ceará, Daniel Rodrigues Nascimento Jr, a principal orientação para visitantes dessas áreas é seguir recomendações de moradores locais e de placas para evitar locais perigosos. Caso não haja placas, deve-se prestar atenção para ver se há rachaduras ou sinais de quedas de rochas recentes.

Já o guia turístico Eider Ocruz explica que, na praia de Pipa, costuma pedir aos visitantes que fiquem a uma distância de 2 metros na parte de cima da falésia, e distantes 5 metros na parte de baixo, evitando a prática comum das pessoas de buscarem sombra nas falésias, pois deslizamentos costumam ocorrer.

O professor Rodrigues também falou que acidentes como o que ocorreu na praia de Pipa não são comuns. Mas que a ação humana, através de construções irregulares ou retirando a vegetação que cobre as falésias pode causar mais acidentes nessas regiões.

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte enviou nota informando que, mesmo antes do acidente, já havia aberto 18 inquéritos a respeito da situação das falésias em Tibau do Sul, a maioria delas sobre ocupações irregulares. E que, durante visita à região nessa quarta-feira, constatou-se a necessidade de terminar os estudos técnicos com geólogos e peritos para apurar quais locais oferecem risco à segurança. Os laudos devem ficar prontos em 2 semanas.

A prefeitura de Tibau do Sul informou que estabelecimentos numa área de 100 metros em torno da falésia foram interditados.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo