Mais de 2 toneladas de agrotóxicos irregulares são encontrados em TO

Armazenamento e descarte era incorreto em 12 propriedades de 2 cidades

Publicado em 14/12/2020 - 19:36 Por Gésio Passos - Brasília

Fiscalização do Ibama identificou mais de 2 toneladas de agrotóxicos armazenados de maneira irregular somente nas cidades de Aparecida do Rio Negro e de Pedro Afonso, no estado de Tocantins.

As ações realizadas em novembro encontraram irregularidades em 12 de 16 propriedades rurais fiscalizadas. Além de produtos vencidos há mais de seis meses, também foi verificado descarte de embalagens vazias dos produtos em desacordo com a norma ambiental.

A pesquisadora e vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de agrotóxico da Fiocruz, Aline Gurgel, afirma que o descarte incorreto gera ainda mais risco para saúde pública.

Só nessa fiscalização, o Ibama aplicou 17 autos de infração no valor de R$ 420 mil. Os produtores foram notificados para providenciar a destinação adequada dos agrotóxicos vencidos e das embalagens vazias.

A pesquisadora Aline Gurgel afirma que os produtores rurais precisam buscar a destinação correta dessas embalagens para evitar a contaminação do meio ambiente.

Segundo o Ibama, o descarte de embalagens e o uso de agrotóxicos irregulares podem contaminar o solo, o ar e os recursos hídricos, além causar danos à saúde pública.

O produtor deve devolver as embalagens em locais de descarte apropriados para sua reciclagem. Os materiais vencidos devem ser devolvidos às empresas produtoras de agrotóxicos.

Em 2019, ação do Ibama encontrou outras 2 toneladas de agrotóxicos vencidos em municípios do Tocantins. Além disso, foi detectada a aplicação irregular do produto Paraquat, que teve a venda proibida pela Anvisa em setembro em todo o país.

Mas a agência permitiu que os estoques do Paraquat possam ser usados nas lavouras até 2021. O produto pode causar mal de Parkinson e mutações genéticas.

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo