Curitiba completa um ano em março de rodízio na distribuição de água

Projeções indicam estiagem severa sem data para voltar à normalidade

Publicado em 22/02/2021 - 20:27 Por Gésio Passos - Brasília

A região metropolitana de Curitiba completa, em março, um ano de rodízio na distribuição de água e não tem data para situação voltar a normalidade.

As projeções indicam uma estiagem severa, com períodos de chuva abaixo da média até o inverno. Espera-se que em fevereiro chova um terço da média histórica em Curitiba.

Para Sônia Lorezon, moradora da capital, a situação dificultou a limpeza da casa durante a pandemia. Paulo Rogério Nascimento, dono de um restaurante em Curitiba, diz que teve comprar mais uma caixa d’agua e apelar para baldes para manter aberto o negócio aberto.

A Sanepar, empresa de Saneamento do Paraná, lançou um programa para reduzir em 20% o consumo de água. Hudson José, diretor de comunicação da estatal, afirma que a consciência da população tem sido fundamental nesse momento.

A Sanepar diz que também foram tomadas medidas para ampliar o fornecimento de água na região metropolitana de Curitiba, como novos reservatórios e uma nova barragem, que deve ser inaugurada até o final do ano.

Nesta segunda (22), os reservatórios, somados, operam com 47% da capacidade. Desde agosto o corte da água passou a ser de 36 horas de abastecimento e outras 36 horas de corte.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo