Planos de emergência para rompimento de barragens devem ser alterados

Publicado em 27/01/2022 - 15:47 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A nova lei de barragens de usinas hidrelétricas prevê alteração em planos de emergência e planejamento de rotas de fuga junto com a comunidade, para casos de possível rompimento. Esse é um dos pontos que foram debatidos nesta quinta-feira (27), em audiência pública virtual da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.

Entre as medidas preventivas abordadas está a instalação de alertas sonoros, estudos de impacto de rompimento e a fiscalização por conta da entidade que autoriza ou registra o uso do potencial hidrelétrico.

Também se discutiu que esses empreendimentos tenham um mapa de inundação para identificar áreas de médio e alto risco, como explica o superintendente de Regulação dos Serviços de Geração da Aneel, Mateus Machado.

De acordo com o diretor da Aneel, Hélvio Guerra, os acidentes com as barragens de mineração em Mariana, em 2015; e Brumadinho, quatro anos depois, ambos no estado de Minas Gerais, trouxeram preocupação também em relação aos empreendimentos do setor elétrico.

Mas, para Isabela Ramagem, assessora de Regulação da Abragel, Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa, 94% das barragens do setor elétrico são consideradas seguras; e a nova lei não deve ser repressiva com esses empreendimentos.

Na mesma linha, Luiz Sérgio da Silva, da Silea Participações, considera que é preciso cuidado com normas muito excessivas para as barragens do setor elétrico.

A representante da Hidrelétrica de Furnas, Alessandra Valim, destacou a sugestão dada pela empresa para delimitar em dez quilômetros abaixo da barragem e trinta minutos de tempo para padronizar a zona de autossalvamento, no caso de um alerta de rompimento de barragem.

As contribuições da audiência pública visam aprimorar a atual Lei das barragens, que está em vigor desde 2020, depois de modificar a legislação anterior, de 2012.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo