BNDES vai pagar estudo sobre impacto da pecuária no aquecimento global

Publicado em 23/02/2022 - 19:45 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assinaram nesta quarta-feira (23) um acordo de cooperação técnica para realização de estudo para incentivo à redução de emissões de carbono na produção de carne e leite bovinos no Brasil. 

As emissões de dióxido de carbono -  um dos gases responsáveis pelo efeito estufa  -  têm acelerado o aquecimento global, com reflexos diretos nas alterações do clima que levam a eventos climáticos extremos, como as tempestades.

No ano passado, o Ministério da Agriculta lançou a nova versão do Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado ABC+, com a meta de cortar a emissão de carbono em mais de 1 bilhão de toneladas até 2030. Isso representa multiplicar por sete o valor definido no plano original, cuja primeira etapa foi executada na última década.

A cooperação prevê a contratação pelo BNDES, com recursos próprios, da empresa que vai realizar o estudo. A  expectativa é que ao final  se obtenha um sistema padronizado  para medir essas  emissões de carbono, com um mapeamento de todo o ciclo de vida dos produtos. 

Com o estudo pronto, o BNDES quer construir novos incentivos de apoio aos produtores para redução dos impactos da pecuária.

Durante cerimonia online de assinatura do acordo, o  presidente do Banco, Gustavo Montesano, afirmou que esse é mais passo na corrida tecnológica para a economia verde do país.

A ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, afirmou que a iniciativa vai dar tranquilidade aos produtores sobre como devem agir no processo de descarbonização da atividade.

O edital para contração da empresa que vai realizar o estudo está previsto para abril. Os interessados terão até junho para apresentar as propostas e a seleção será realizada em agosto. A perspectiva é que os resultados sejam conhecidos em um ano. 

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo