Abastecimento de água em Manaus muda vida de moradores de baixa renda

Publicado em 17/05/2022 - 13:00 Por Daniel Ito*, da Rádio Nacional - Enviado especial a Manaus (AM)

As águas translúcidas e abundantes do Rio Negro abastecem mais de 3,7 milhões de pessoas que vivem em Manaus. A metrópole industrial está localizada no meio da floresta amazônica, e já está prestes a universalizar o acesso da população à água tratada e potável.

A Rádio Nacional viajou até a capital do Amazonas a convite da empresa Águas de Manaus, que é responsável pelo serviço de saneamento básico na cidade. Fomos até a comunidade João Paulo Quarta Etapa, formada por quase duas mil famílias de baixa renda.

Em uma das ruas da comunidade, funcionários da concessionária estavam instalando o encanamento e os hidrômetros nas residências — que até então, não tinham acesso à rede de água tratada. Um dos moradores, o autônomo Maison dos Santos Palmelo, havia acabado de estrear o novo sistema para refrescar a filha recém-nascida.

"Acabou de tomar banho agora. É, com água da nova. Estreando agora, o relógio tá lá. Rapaz, eu tô achando que tá melhor, porque não tá faltando, tá forte. Dei um banho nela, tá até querendo voltar pra lá (risos). A pressão tá boa."

Até aquele momento, a água utilizada pela comunidade vinha de encanamentos clandestinos e inapropriados, que ofereciam risco de vazamentos e contaminação. Quem conta é o líder comunitário do local, Vilson Moraes de Souza.

"Era uma parte clandestina, outro pessoal cavava poços, era cacimba, cacimbão. Outros aparavam água da chuva. Às vezes, a água que a gente bebia aqui tinha cheiro ruim, meio amarronzada, mas infelizmente era o que tinha."

O consumo de água contaminada é a origem de inúmeras doenças — como cólera, hepatite A, rotavírus, giardíase e leptospirose. Por isso, o saneamento básico é um serviço essencial para garantir a qualidade da saúde pública.

Alguns moradores da comunidade, no entanto, são resistentes à instalação da rede porque não querem ter de pagar a tarifa da Águas de Manaus. Por causa de questões como essa, o vice-presidente regional da concessionária, Renato Médicis, explicou que a empresa está buscando atuar mais próximo da população.

"É o olhar para a população. Então, estamos desenvolvendo programas para estar mais próximo da população, pra entender tanto o perfil de consumo, o IDH, a capacidade de pagamento, e poder adequar. Como exemplo, a gente tem a tarifa social, que é uma tarifa onde tem 50% de desconto para a população mais vulnerável, do bolsa família. Hoje já são 86 mil, podendo chegar , no meio do ano, a 100 mil famílias."

O líder comunitário Vilson Moraes de Souza disse que está conversando com os moradores do bairro para mostrar os benefícios do acesso à água tratada.

Todo mundo tá ciente que vai ter um custo. Só que é um custo que eu acredito que se saber usar, não vai ter um valor alto. É uma água de qualidade, tem um relógio, tem um contador. O morador tem que saber utilizar a água. Hoje, é uma vitória muito grande pra nós conseguir essa água aqui nas nossas casas."

* Com sonoplastia de Messias Melo.

Edição: Jacson Segundo (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo