Projeto sustentável de estradas e saneamento no ES ganha prêmio na OMS

Publicado em 27/10/2022 - 12:46 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Uma iniciativa do estado do Espírito Santo, que criou uma infraestrutura sustentável, com estradas e saneamento, foi destaque no novo relatório publicado nesta semana pelo Banco Mundial, OMS - Organização Mundial da Saúde e o Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância. No projeto, agricultores e proprietários receberam incentivos para fornecer algum tipo de serviço ecológico em suas propriedades. O resultado ajudou a reduzir a sedimentação nos rios, restaurar ecossistemas degradados e proteger a cobertura florestal, assim como as nascentes.

O fornecimento de água e saneamento fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um acordo feito pelos Estados-membros das Nações Unidas em 2015.

O relatório também chamou a atenção para o acesso à água potável. Segundo o documento, uma em cada quatro pessoas no mundo ainda não tem esse acesso. Por outro lado, mais de dois bilhões de pessoas conseguiram a água potável, nos últimos vinte anos.

No caso do Brasil, um dos destaques do relatório é a disparidade entre as áreas rurais e urbanas. Aqui, a acessibilidade à água potável é próxima de 100% nas duas áreas. Índices semelhantes aos de países como Portugal e Paraguai. Porém, a disponibilidade para uso da água potável nas áreas rurais cai para pouco mais de 80%, deixando o Brasil ao lado de nações como Marrocos e Equador. Já o acesso à água livre de contaminação é um pouco menor, o que coloca o país em índices semelhantes à Tunísia e Argélia.

O relatório do Banco Mundial também examinou a relação entre água, saúde e desenvolvimento; e recomendou aos governos investimento no acesso universal à água potável, assim como a diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo