Pesquisa da CNI aponta para aumento do consumo sustentável no país

Publicado em 18/11/2022 - 12:41 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

O levantamento inédito, realizado pela CNI - a Confederação Nacional da Indústria - divulgado nesta sexta-feira, revela que os consumidores estão mais atentos a hábitos sustentáveis e consumo consciente.

Duas mil e dezenove pessoas, com idade a partir de 16 anos, residentes nos 26 estados do país e no Distrito Federal, participaram da pesquisa.

74% dos entrevistados disseram adotar hábitos sustentáveis. Desses, 30% disseram que sempre adotam esse hábito; e 44% afirmam que apenas às vezes. Mas ao questionar sobre a percepção com relação ao seu estado, os entrevistados revelam que apenas 32% da população adota hábitos ambientalmente sustentáveis; mas apenas 7% tem esse hábito sempre.  

A pesquisa revela que aumentou a preocupação das pessoas com o meio ambiente também quando elas vão às compras. Metade dos consumidores entrevistados verifica se o produto foi produzido de forma sustentável. Na edição de 2019 da pesquisa, o percentual era de 19%.

Para Mônica Messenberg, diretora de Relações Institucionais da CNI, esse sinal de maior compromisso dos consumidores já se reflete também na indústria.

De acordo com a pesquisa, quase quatro em cada dez brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos orgânicos. Entre aqueles com renda acima de cinco salários-mínimos, 53% compram esse tipo de alimento mesmo custando mais; enquanto, na faixa que ganha até um salário-mínimo, esse percentual cai para 28%.

Dois terços dos entrevistados revelaram, no entanto, que produtos feitos com práticas mais sustentáveis dificilmente são encontrados nas lojas.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo