Projeto Lixo na Orla quer limpar as águas da Baía de Guanabara

Publicado em 09/11/2022 - 13:13 Por Solimar Luz - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Na busca por uma solução sustentável para a grande quantidade de detritos que poluem as águas da Baía de Guanabara, pesquisadores e voluntários do Projeto Orla Sem Lixo, da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participaram, nesta quarta-feira, de ações de monitoramento neste importante cartão postal da cidade.

O objetivo foi avaliar o impacto sobre a flora e a fauna, causado pelo lixo descartado no espelho d'água, em especial, na área de manguezal na Ilha do Fundão, na zona norte carioca.

A professora da UFRJ, Susana Vizon, coordenadora do projeto, explica que esse trabalho faz parte de um conjunto de ações que têm foco na recuperação ambiental da Ilha, degradada pelo lixo flutuante.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, diariamente, mais de 90 toneladas de lixo, em sua maioria plásticos, são despejadas nas águas da Baía de Guanabara.

A professora acredita que a interceptação, coleta, transporte e a reciclagem podem ser soluções efetivas, beneficiando o meio ambiente. Ela ressalta a importância da parceria com pescadores da região.

Lançado em setembro de 2021, o Projeto Lixo na Orla deve ser concluído em três anos. A ideia, de acordo com os pesquisadores, é recuperar,nesse prazo, a praia do Fundão, uma das mais degradadas da Ilha.

 

Edição: Vitoria dos Santos / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo