Ferramentas virtuais permitem conhecer a caatinga sem sair de casa

Publicado em 04/02/2023 - 10:48 Por Márcia Vieira - Repórter da Rádio Universitária FM - Fortaleza

Já pensou em conhecer belezas naturais de tirar o fôlego sem sair de casa? Isso será possível através de visitas virtuais à reserva natural Serra das Almas e à exposição “Caatinga: um novo olhar”. As visitas fazem parte da programação lançada pela Associação Caatinga.

As reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) são unidades de conservação particulares criadas em áreas privadas com o intuito de conservar a diversidade biológica. Quem acessar as ferramentas poderá ter uma experiência imersiva e conhecer as belezas e a biodiversidade da caatinga - único bioma 100% brasileiro -, além de saber como contribuir para a sua conservação.

A coordenadora de Educação Ambiental da Associação Caatinga, Marília Nascimento, dá os detalhes sobre as ferramentas educativas virtuais:

“Uma delas é a visita virtual à reserva natural Serra das Almas. A ferramenta conta com vista aérea e imagens da unidade de conservação, em trajetos com vista em 360º e elementos interativos, sendo possível percorrer as trilhas e conhecer os principais pontos de parada. A outra ferramenta é o tour virtual da exposição ‘Caatinga: um novo olhar’, que agora encontra-se disponível online para todos aqueles que não conseguem visitá-lo de forma presencial na Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará. Essas ferramentas são mais uma ação do projeto No Clima da Caatinga, realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental e já estão disponíveis no site do projeto. Esses materiais são destinados para todos que queiram conhecer a caatinga sem sair de casa”.

As visitas podem ser feitas através do site www.noclimadacaatinga.org.br.

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo