MPF quer que Marinha suspenda afundamento de navio à deriva no litoral

Publicado em 01/02/2023 - 12:40 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

E se arrasta o caso do porta-aviões que está, há meses, à deriva no litoral brasileiro.

Desta vez, o Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública, com pedido de liminar, para impedir que o casco do porta-aviões 'São Paulo' seja afundado em águas brasileiras. O MPF requer que a Justiça Federal determine à Marinha a suspensão de qualquer serviço voltado ao afundamento da embarcação, em alto-mar ou perto da costa, se não houver a apresentação de estudos que comprovem a ausência de risco ambiental. 

É que o casco da embarcação tem amianto, uma substância com potencial tóxico e cancerígeno. A ação foi motivada pela notícia de que o afundamento estava programado para essa quarta-feira (01). Segundo o MPF, a intenção é evitar que o afundamento cause “dano irreparável ao meio ambiente marinho, à saúde pública da população e consequências sanitárias irreversíveis”. 

Na ação, o MPF também pede que o Ministério da Defesa realize estudos técnicos para a adequada destinação do casco.

O antigo porta-aviões deixou o Brasil em agosto do ano passado, após ser comprado por uma empresa turca para ser reciclado. Porém, a Turquia cancelou a autorização para receber a embarcação, que teve que retornar para o Brasil.

Desde o ano passado, o Governo de Pernambuco obteve, por meio de liminar judicial, o impedimento do ex-navio atracar no litoral do Estado. Desde então, a embarcação continua em alto-mar.

A ação do MPF é fundamentada em informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, que mostram a real possibilidade de contaminação e a ausência de estudos que justifiquem o afundamento sem a verificação de outra alternativa mais segura. 

Segundo o Ibama, hoje, o amianto não está exposto, mas o risco de contaminação passará a existir se o porta-aviões for afundado.

Por e-mail, a Marinha do Brasil respondeu que só irá se pronunciar sobre o caso por meio de notas oficiais. 

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo