Em risco de extinção, queixada ganha estação ecológica em Alagoas

Publicado em 16/04/2023 - 09:39 Por Gabriel Corrêa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

Conhecido também como porco-do-mato, o queixada é um animal que possui ampla distribuição geográfica, do México até a Argentina, incluindo todos os biomas brasileiros. A espécie é conhecida por formar grandes bandos, que podem juntar mais de 200 animais. 

Segundo o chefe e analista ambiental da Estação Ecológica de Murici, Marco Freitas, em vários estados nordestinos, como em Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, a caça e a destruição do habitat são as principais razões para o queixada ser considerado em perigo crítico de extinção.

Mas em Alagoas, onde a espécie desapareceu há mais de 30 anos, esses animais ganharam uma nova oportunidade para ocupar a Mata Atlântica alagoana, como explica Marco Freitas.

Após a soltura, os animais continuarão sendo observados por pesquisadores por meio de dispositivos fotográficos espalhados pelos 6 mil hectares da estação ecológica. 

Marco Freitas disse que é necessário, no mínimo, 30 indivíduos para começar a reintrodução da espécie em um território. Além disso, um número superior vai ajudar na variabilidade genética dos animais.

O queixada se alimenta, principalmente, de frutos e sementes, por isso, esses porcos silvestres contribuem também para a adubação e fixação de nitrogênio no solo. 

Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo