Bancos pedirão que frigoríficos provem origem da carne para empréstimo

Nova regra foi questionada por associação de exportadoras

Publicado em 03/06/2023 - 15:26 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os bancos vão adotar regras mais rígidas na oferta de crédito a frigoríficos para combater o desmatamento ilegal. A associação das exportadoras de carne querem que os bancos também monitorem os criadores de gado.

De acordo com as novas regras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os frigoríficos vão ter que comprovar que não compram carne de áreas desmatadas ilegalmente.

Os bancos vão solicitar aos clientes, na Amazônia Legal e no Maranhão, a instalação de um sistema de rastreabilidade e monitoramento. O objetivo é demonstrar, até dezembro de 2025, que o gado é adquirido de áreas regulares, como diz o diretor de sustentabilidade da Febraban, Amaury Oliva.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) rebateu a iniciativa. Em nota, afirmou que o setor já conta com ferramentas de monitoramento e que não aceita que “outros setores terceirizem as suas responsabilidades para os frigoríficos”.

A entidade pediu ainda que os bancos exijam de todos os correntistas, “inclusive proprietários rurais, os mesmos critérios socioambientais já implementados pela indústria de processamento de carne bovina”.

Segundo a Associação, cerca de 20 mil fornecedores estão bloqueados por inconformidades socioambientais.

Edição: Jacson Segundo/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo