Cerrado: de janeiro a julho, bioma teve 500 mil hectares desmatados

Série de reportagem repercute devastação de ecossistema

Publicado em 07/08/2023 - 09:50 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estamos entrando em agosto. Período que agrava a seca no sertão, no interior do Brasil. Sertão que Guimarães Rosa registrou em seus escritos, coberto pelo cerrado brasileiro.

O segundo maior bioma do país, o cerrado, ocupa 23% de todo território nacional, presente em mais de 12 estados. E metade disso já foi devastado pelo homem.

Dados oficiais e de institutos independentes alertam para o crescente desmatamento do cerrado. Segundo o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de janeiro a julho deste ano foram mais de 500 mil hectares desmatados.

Luis Maurano, tecnologista do Inpe, diz que 2022 foi marcado pela devastação recorde do cerrado.

"Entre agosto de 2021 e julho de 2022, o cerrado perdeu 10.700 quilômetros quadrados. Ele vinha se mantendo na faixa de nove mil quilômetros quadrados em 2010, 2011, 2012, cai a níveis de 7.500 entre 2016 até 2019, e de 2019 em diante vem num ritmo de crescimento do desmatamento anual."

Já o levantamento do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia mostra que, no primeiro semestre deste ano, aumentou o desmatamento no cerrado em 28% em comparação com o ano passado.

Onde se via campos, arbustos, matas, buritis, veredas… Hoje é ocupado por grandes plantações de soja, milho, cana, eucalipto e criação de boi.

A bióloga Mercedes Bustamante, hoje presidente da Capes, alerta que as queimadas nesse período seco surgem pela ação do homem para a expansão do agronegócio.

"Em geral, o regime de queimada natural do cerrado ocorre mais no início do período chuvoso. É quando nós temos cargas elétricas na atmosfera e a vegetação ainda está seca, o que propicia os incêndios. Esse aumento das queimadas no auge do período seco, o que a gente observa hoje, está muito associado à atividade humana, ou seja, os seres humanos colocando fogo no cerrado."    

Berço das águas, o cerrado abriga as nascentes dos maiores rios do país. Os rios São Francisco, Araguaia, Tocantins, Paraná. Sem o cerrado, pode faltar água para o abastecimento, agricultura e energia, como destaca o diretor do Instituto Cerrados, Yuri Salmona.

"Os instrumentos legais que temos até agora para pensar a contenção do desmatamento no cerrado e a própria manutenção do serviço, que mantém a vida e a produção, dependem do cerrado de pé, em especial a água. Então, a gente tem que pensar que a água é o principal insumo para a própria agricultura, para a própria geração de energia. E o cerrado de pé tem uma função primorosa na manutenção do signo ideológico que é tão importante pra gente."

Toda essa situação traz inúmeras preocupações para órgãos ambientais, ativistas e pesquisadores. Nas próximas matérias desta série especial, vamos discutir as causas do desmatamento no cerrado e alternativas que vêm sendo desenvolvidas.

Especial Cerrado

A Radioagência Nacional apresenta um especial com três reportagens sobre o cerrado. As matéria serão publicadas de 7 a 9 de agosto. Essa é a primeira da série.

 

Confira a relação completa abaixo:

  1. Cerrado: de janeiro a julho, bioma teve 500 mil hectares desmatados
  2. 50% do desmatamento no cerrado ocorre de forma ilegal
  3. Cerrado: quais medidas podem ser tomadas para reduzir o desmatamento?

 

Ficha técnica:

Reportagem: Gésio Passos

Produção: Salete Sobreira.

Sonoplastia: José Maria Pardal

Edição: Jacson Segundo

Publicação na Radioagência Nacional: Renata Batista

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo