Pesquisa mostra que áreas de risco cresceram nos últimos 30 anos

Publicado em 31/10/2023 - 21:32 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O crescimento das cidades brasileiras, nos últimos 30 anos, foi maior em áreas de risco. Com os impactos das mudanças climáticas, essas localidades podem estar mais suscetíveis a inundações, deslizamentos e secas.

Pesquisa da rede MapBiomas mostra que o crescimento das áreas urbanas do país triplicou entre 1985 e 2022. E 5% de toda essa expansão se dá em favelas e aglomerados (áreas residenciais irregulares próximas a centros urbanos), que a cada 20 anos dobram no país.

Pelos dados do estudo, 18% desses aglomerados e favelas estão nas áreas de risco, principalmente próximos a rios e áreas de declives, perto de morros, por exemplo.

Mayumi Hirye, da coordenação da equipe de áreas urbanas do MapBiomas, diz que os números alertam para a forma do crescimento das cidades.

A pesquisa mostra ainda que doze municípios apresentam áreas de aglomerados 50% maior do a área urbana de onde ficam próximos. Desses, dez municípios estão no norte do país. A cidade com maior porcentagem de aglomerados é Santo Antônio do Iça, no Amazonas, chegando a quase 70% de aglomerados.

Nessa situação se destacam, também, as capitais Manaus e Belém. Na região Sudeste, duas cidades aparecem com grande ocupação de favelas: Cariacica, no Espirito Santo, e São Vicente, em São Paulo.

Mayumi Hirye ressalta a necessidade de políticas públicas contínuas nessas áreas, envolvendo também as comunidades nesse planejamento de risco.

A pesquisa também destaca que oito das 20 cidades com maior crescimento urbano em áreas de risco estão no nordeste. Salvador é que pode sofrer mais com o crescimento nessas áreas. Seguido de duas cidades no sudeste: Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, e a capital paulista.

O estudo mostra ainda que o crescimento da urbanização vem diminuindo, e que hoje ele é maior nas cidades médias do que nas cidades grandes.

Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo