Brasil ganha antiprêmio Fóssil do Dia na COP28 por entrar na Opep+

Publicado em 04/12/2023 - 21:45 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A rede de Organizações Não Governamentais ambientalistas Climate Action Network concedeu ao Brasil, nesta segunda-feira (4), o antiprêmio Fóssil do Dia durante a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 28), que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes.

O prêmio é uma crítica à decisão do Brasil de participar da Organização dos Países Produtores de Petróleo Plus (Opep+). Criadas em 1960, a Opep tem 13 membros, entre eles Arábia Saudita, Venezuela e Angola. Já a Opep+ reúne outros 10 países aliados dos membros permanentes, entre eles Rússia, México, Malásia e Sudão.

Segundo a Organização que reúne 1.900 entidades de 130 países, "o Brasil parece ter confundido a produção de petróleo com a liderança climática, o que pode minar os esforços dos negociadores brasileiros em Dubai que estão tentando romper velhos impasses e agir com senso de urgência".

Nesse domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva justificou a entrada do Brasil como observador do grupo dos países produtores de petróleo como uma forma de influenciar a transição energética.

O 'Prêmio Fóssil do Dia' é entregue durante a COP 28 para países que, na avaliação da Climate Action Network, adotarem alguma medida contrária ao meio ambiente.

A África do Sul também 'ganhou' prêmio nesta segunda-feira por decidir expandir operações de mineração de carvão. No domingo, os Estados Unidos receberam o antiprêmio por terem doado 'apenas' U$ 17,5 milhões para o Fundo de Perdas e Danos das Mudanças Climáticas, mesmo sendo um dos maiores emissores de gases do efeito estufa.

* Com informações da Agência Brasil.

Edição: Bianca Paiva / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo