CNI: descarbonizar indústria brasileira pode custar R$ 40 bi até 2050

Publicado em 04/12/2023 - 21:38 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quarenta bilhões de reais são necessários para descarbonizar a indústria brasileira até 2050 e ajudar a combater o aquecimento global. A estimativa foi divulgada nesta segunda-feira (4) pela Confederação Nacional da Indústria na COP 28, a Conferência Mundial do Clima.

O estudo da CNI chegou aos R$ 40 bilhões, mas destacou que o custo para uma economia de baixo carbono pode ser ainda maior. Isso porque nem todo investimento indireto para aumentar a oferta de energia renovável foi considerado, como em portos e estradas. Apesar disso, era preciso ter uma estimativa na mão até para dar os próximos passos na transição.

Foi o que explicou Davi Bomtempo, gerente-executivo de Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A CNI também afirma que a maior parte dos setores pode reduzir as emissões de gases do efeito estufa a médio e longo prazos. Os destaques são para o cimento e da siderurgia que podem evitar a emissão de 500 milhões de toneladas de gás carbônico até 2050.

O estudo também lista medidas para descarbonizar a indústria e ajudar a combater o aquecimento global e as mudanças climáticas. Entre elas, o uso de caldeiras a gás natural na indústria química e do alumínio e a recuperação de calor no caso do cimento e do aço.

Pelo Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil deve reduzir as emissões em 48% até 2025 e em 53% até 2030. Isso para ajudar, junto com outros 194 países, a limitar o aquecimento global em 1,5 ºC acima dos níveis pré-industriais.

Para a CNI, sem uma política de preço para a emissão de carbono, o Brasil conseguiria atingir as suas metas. Só que com uma política de taxação crescente sobre o carbono, o Brasil atingiria as metas e garantiria ainda saldo zero de emissão em 2050.

E com um mercado de créditos e débitos de carbono haveria ainda crescimento do PIB, da riqueza do país, em 2030 e 2050.

A regulação do mercado de carbono aqui no país está em análise no Congresso Nacional.

Edição: Bianca Paiva / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo