Bolsonaro presta depoimento na PF sobre importunação a uma baleia

Publicado em 27/02/2024 - 20:47 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento nesta terça-feira (27) à Polícia Federal em São Paulo.

Ele é investigado por uma suposta importunação a uma baleia jubarte em São Sebastião, no litoral norte do Estado de São Paulo.

O ex-presidente explicou toda a situação à Polícia Federal, segundo o advogado de defesa, Daniel Tesser.

Para ele, Bolsonaro não teria importunado o animal.

"Ficou claramente constatado, assim como no primeiro parecer do Ministério Público, que não houve importunação, não houve nenhuma das hipósteses do tipo penal que estão querendo imputar [ao Bolsonaro] em razão do avistamento da baleia. Você não consegue controlar um animal daquele tamanho que emerge debaixo da água. Então é exatamente o aconteceu. [Bolsonaro] tomou todas as precauções a partir do momento que avistou a baleia. Que é o que a lei determina e foi cumprida. Ele também nem sabia que tinha essa proibição, mas mesmo assim, tomou todos os cuidados necessários para não ter moléstia ao animal", explicou o advogado. 

O caso ocorreu em junho do ano passado. Bolsonaro se aproximou de jet ski, com o motor ligado, de uma baleia jubarte no momento em que ela aparecia na superfície da água.

Ele teria ficado a menos de 15 metros de distância do animal. Vídeos do caso foram publicados nas redes sociais.

Uma portaria do Ibama proíbe embarcações com motor ligado a menos de cem metros de qualquer baleia.

O ex-assessor e advogado de defesa de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, estava no passeio de junho e também prestou depoimento.

O advogado dele, Eduardo Kutz, destacou que o caso deve ser arquivado e registrou o recebimento da cópia do depoimento.

"A advocacia sai com depoimento feito. Está aqui o depoimento. Quanto aos esclarecimentos, da mesma forma, foram todos prestados. Esclarecidos. Aguarda-se agora que o inquérito seja relatado e encerrado, como nem deveria ter sido iniciado", diz o advogado. 

A apuração vai definir se Bolsonaro desrespeitou a lei que proíbe “qualquer forma de molestamento intencional”, ou a importunação de baleias.

A punição prevista é dois a cinco anos de reclusão e multa. 

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo