Desmatamento na Amazônia Legal registra queda em janeiro deste ano

A redução é de 60%, comparando janeiro de 2023 com janeiro de 2024

Publicado em 21/02/2024 - 17:21 Por Madson Euler* - repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Amazônia Legal teve uma redução de desmatamento de 60%, quando comparado janeiro de 2023 com janeiro de 2024. A derrubada passou de 198 km² para 79 km² no período. A perda florestal equivale a 250 campos de futebol por dia. Este é o décimo mês consecutivo na redução do desmatamento. Os dados são do Imazon, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, que são coletados através de imagens de satélite.

A Amazônia Legal é composta por todos os estados da Região Norte, além de Mato Grosso e de parte do estado do Maranhão.

Roraima foi o estado com a maior devastação nas primeiras quatro semanas de 2024, foram 32 km², o que representa 40% da área derrubada da região. Mato Grosso, com 19km², e Pará, com 18km², ocupam a segunda e terceira posição.

Segundo a pesquisadora do Imazon, Larissa Amorim, geralmente Amazonas, Pará e Mato Grosso ocupam os primeiros lugares no ranking de desmatamento. A liderança de Roraima neste janeiro provavelmente ocorreu pelo fato do regime de chuvas no estado funcionar de forma “inversa” ao dos outros oito estados que compõem a área monitorada.

“Enquanto a maioria dos Estados está passando por esse período mais chuvoso, com chuvas mais intensas, Roraima está passando por um período mais seco. Então, historicamente analisando os nossos dados de monitoramento, o estado de Roraima costuma dar um pico no seu desmatamento nesses meses que são mais chuvosos, que oscila entre os meses de novembro até maio do outro ano subsequente”, explica.

A pesquisadora reforçou também que os dados coletados dão um panorama do desmatamento, mas que não são um espelho 100% real, porque a interferência de nuvens neste janeiro chuvoso atrapalhou um pouco a detecção do desmatamento através das imagens de satélite.

Outra queda importante em janeiro deste ano se refere à degradação florestal. Depois de meses consecutivos, entre setembro e dezembro de 2023, com mais de mil km² degradados na Amazônia Legal, janeiro teve apenas 16 km². A degradação é a eliminação parcial e gradual da vegetação florestal para a extração de madeira e de outros recursos naturais. Ela pode ocorrer também por causa do fogo e alterações climáticas. E estes são pontos considerados pelo Imazon para explicar a queda vertiginosa da degradação florestal em janeiro, já que o segundo semestre de 2023 foi marcado pelo aumento de queimadas e uma seca histórica em grande parte da Região Norte. E as primeiras semanas de 2024 trouxeram um período mais chuvoso.

* Com produção de Renato Lima

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo