Roraima lidera ranking de focos de calor em 2024

Mais de mil focos foram registrados somente nesta semana

Publicado em 23/02/2024 - 16:45 Por Madson Euler* - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Entre primeiro de janeiro de 2024 até essa quinta-feira (22), o estado de Roraima registrou 2.295 focos ativos de calor, detectados pelo satélite do Programa Queimadas do Inpe – o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Isso coloca o estado no primeiro lugar no ranking de focos de calor de todo país em 2024.

Para se ter uma ideia, Mato Grosso, que ocupa a segunda posição no ranking e tem mais de 4 vezes a extensão territorial de Roraima, teve este ano, até o momento, 1.398 focos.

O que preocupa é que os focos têm aumentado em Roraima. Em fevereiro, foram detectados 1.691. Desse total, mais de mil foram registrados esta semana.

O estado também tem cinco municípios com a maior quantidade de focos de queimada do país, considerando o ano de 2024: Mucajaí, Caracaraí, Rorainópolis, Amajari e Iracema.

A capital, Boa Vista, ocupa a décima posição no ranking nacional de focos de queimadas este ano. Por mais de um dia, neste mês de fevereiro, a qualidade do ar foi considerada péssima em várias regiões da capital por causa da fumaça das queimadas, segundo a Plataforma Selva, da Universidade do Estado do Amazonas.

A forte seca, que deve seguir até abril, é um dos fatores que agravam a situação. Outro fator, segundo o Corpo de Bombeiros, são os incêndios criminosos que têm início pela ação humana, sem permissão e que fogem do controle, como reforça o Coronel Anderson Carvalho, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Roraima

“A estiagem, ela tem consequências, desidratação da vegetação, o aumento da temperatura, ventos fortes, isso impacta muito a nossa população. E as nossas equipes estão distribuídas em 11 municípios prioritários. Nós precisamos da população. Temos que participar tendo cuidado, não fazendo uso do fogo. É importante lembrar que o calendário de queimas foi suspenso. Não podemos fazer o uso do fogo para o manejo do solo, para uma queima de pastagem, ou um roçado. Todo e qualquer manejo do fogo poderá perder o controle”, alerta.

E foi por causa de uma queimada que fugiu ao controle, que seu Paulo que vive na zona rural de Roraima, quase perdeu tudo.  

“Eu gostaria que o pessoal tivesse mais consciência das coisas e não ateasse fogo na época de verão, para que o fogo não invadisse. Queima o que é dele e queima que é dos outros, dá prejuízo pra todo mundo. Queimou minhas cercas, só não queimou o meu barraco por causa dos meninos do Corpo de Bombeiros que estavam aqui junto comigo. Chegaram bem na hora, senão, acho que até o meu barraco tinha queimado”, lamenta.

Devido ao aumento dos incêndios florestais, o Governo de Roraima atualizou as medidas da Operação Verão Seguro, entre elas, o aumento do efetivo diário dos agentes do Corpo de Bombeiros, a suspensão de autorização de queimadas, o reforço da fiscalização e responsabilização sobre as queimadas ilegais, solicitação de apoio do Governo Federal para minimizar danos, além de uma campanha de educação ambiental.

* Com produção de Dayana Vitor

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo