STF julga pauta verde, que cobra plano de preservação ambiental

Publicado em 29/02/2024 - 19:22 Por Oussama El Ghaouri - Brasília

O Supremo Tribunal Federal está julgando nesta semana seis ações sobre ilegalidades na política ambiental do país.

É a chamada pauta verde, que cobra a elaboração de um plano governamental para preservação da Amazônia e do Pantanal.

As ações são de partidos políticos e da Procuradoria-Geral da República ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. E são contra o Congresso Nacional, a União, o ministro do Meio Ambiente e o presidente da República.

Os partidos pedem o reconhecimento da omissão dos membros do executivo, para impedir o avanço do desmatamento na Amazônia.

E que a União elabore um plano de prevenção e combate às queimadas no Pantanal e na Amazônia.

Já a procuradoria alega omissão do Congresso Nacional, que não regulamentou o artigo da Constituição Federal pra proteção do Pantanal contra a exploração de recursos.

A ministra Carmen Lúcia, relatora de duas das seis ações, já havia concluído o voto em 2022 e reconheceu a inconstitucionalidade da situação ambiental.

Ela determinou aos envolvidos um plano com metas, prazos e verbas para proteger o Pantanal e o Amazônia.

Mas, o ministro André Mendonça pediu mais tempo para analisar o caso na época.

Nesta quinta, ele retornou com o voto dele.

E, mesmo com a mudança de governo, Mendonça avaliou que a situação ainda requer cuidados.

“Eu ainda observo uma proteção deficiente do direito fundamental ao meio ambiente no que tange ao combate à macrocriminalidade. Pois conta que o controle ambiental ocorrerá de maneira descentralizada, sem coordenação. Isso porque, no quadro dos indicadores e metas, fica somente a compra de veículos, realização de seminários, instalações de bases, o que, penso, resta aquém do desafio enfrentado”.

Já a ministra Carmen Lúcia fez ajustes em seu voto por causa da troca de governo. E apesar de reconhecer a retomada da constitucionalidade ambiental no país, ela ainda tratou a situação como um processo em andamento.

“A lei orçamentária já foi aprovada, sacionada, e destinou R$ 3,6 bilhões à pasta do meio ambiente. Mas, para 2023, este valor era de R$ 4,3 bilhões. Então houve uma redução e, portanto, estou mantendo o que tinha proposto no voto, de determinação de um compromisso da União de atendimento pleno, inclusive dando suficiência de recursos, pra que haja a eficiência e a eficácia das providências”.

O julgamento ainda está em curso. E deve continuar na semana que vem.

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo