Desmatamento na Amazônia no primeiro bimestre é o menor em seis anos

Publicado em 18/03/2024 - 14:11 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

O primeiro bimestre deste ano teve a menor área de floresta amazônica derrubada dos últimos seis anos. De acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, a devastação em janeiro e fevereiro atingiu quase 200 km², o equivalente a dois terços na comparação com o ano passado. Para se ter ideia, essa área é maior que algumas capitais, como Vitória, Natal ou Aracaju.

Apesar do registro baixo, a área de floresta já desmatada em 2024 ainda é bem maior que a média histórica para o período em todos anos anteriores a 2018. Quem explica é Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon.

“O primeiro bimestre do ano de 2024 apresentou uma área desmatada acima do que foi registrada entre os anos de 2008 a 2017, exceto no ano de 2015. Para todos os outros anos da série histórica, o desmatamento registrado no primeiro bimestre anual atingiu uma área de desmatamento abaixo do que 150 quilômetros quadrados”, detalha.

Entre os nove estados que compõem a Amazônia Legal, Roraima e Maranhão foram os únicos que apresentaram aumento no desmatamento em fevereiro. No Maranhão, por exemplo, a derrubada das árvores avançou para dentro dos territórios de áreas protegidas, como a Reserva Biológica do Gurupi e Terras Indígenas.

Já os estados que tiveram maior área derrubada no primeiro bimestre, foram Mato Grosso, Roraima e Amazonas. Juntos, eles somam 77% de toda a derrubada na Amazônia. No Mato Grosso, o avanço do desmatamento ocorre ligado à expansão agropecuária. Em Roraima, dentro de terras indígenas, como os territórios Yanomami, Manoá-Pium e Raposa Serra do Sol. No Amazonas, onde os municípios da região Sul têm sido os mais críticos.

Edição: Samia Mendes / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo