Ibama analisa efeitos do mercúrio no território indígena Yanomami

Publicado em 18/03/2024 - 14:22 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

O Ibama inicia nesta semana a segunda etapa de coletas para monitoramento e avaliação dos impactos do mercúrio, usado pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. O trabalho da Rede de Monitoramento Ambiental de Mercúrio faz parte do plano federal para emergência no território indígena.

Em novembro, pesquisadores estiveram em pontos prioritários. Durante as ações conjuntas do Ibama e da Polícia Federal, os garimpos foram desativados e destruídos.

De acordo com monitoramento da PF, somente no ano passado, a área desmatada para a abertura de novos garimpos na Terra Indígena Yanomami caiu 85%. Essa redução foi percebida nas regiões onde o Ibama destruiu equipamentos e acampamentos de criminosos.

Agora, em março, os pesquisadores vão até pontos de difícil acesso na floresta, usando avião e helicópteros da Funai, para trazer amostras de água e de sedimento, conforme explica Rosângela Muniz, diretora de qualidade ambiental do Ibama.

“No terceiro momento, nós vamos fazer também coleta de pescado pra ver se eles já estão também contaminados, principalmente por mercúrio, que é bioacumulativo, e é muito usado, evidentemente, na alimentação do povo indígena que mora por ali”.

Os resultados das análises só serão consolidados após, pelo menos, mais duas coletas. Rosângela, explica que o objetivo final é viabilizar a descontaminação da área.

“Esses resultados vão servir pra várias ações preventivas, de orientação, corretivas, pra tentar descontaminar ou, pelo menos, recuperar minimamente aqueles rios e a terra, o solo”.

A Rede de Monitoramento Ambiental de Mercúrio é uma das ações realizadas pela Comissão Nacional de Segurança Química, que coordena a gestão ambientalmente adequada de substâncias químicas e resíduos, para proteger a saúde humana e o meio ambiente.

Edição: Samia Mendes / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo