Entrevista: Saiba mais sobre sensor que detecta câncer de mama

Publicado em 24/02/2016 - 18:30 Por Apresentação Sula Sevillis - Brasília

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), depois do câncer de pele, não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil: são cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Estatísticas indicam aumento da incidência nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. O Inca calcula que serão 57.960 novos casos, neste ano.

 

O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, durante o tratamento.

 

Nesta entrevista ao programa Amazônia Brasileira, da Rádio Nacional da Amazônia,  a professora e pesquisadora do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno e Nanomateriais (MackGraphe) e colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Cecília de Carvalho Castro e Silva, fala o dispositivo com 64 sensores integrados,  do tamanho de uma moeda de R$ 0,50 criado por ela e outro pesquisador, Lauro Tatsuo Kubota, capaz de identificar, precocemente, o câncer de mama.

 

Segundo ela, o dispositivo ou sensor monitora a proteína HER2 (Human Epidermal Growth Factor Receptor 2, na sigla em inglês), que, em quantidades anormais, se manifesta entre 25% e 30% dos casos de câncer de mama, e assim é um importante biomarcador do câncer mamário: “Quando uma pessoa inicia um processo de desenvolvimento de uma doença, a presença dessa proteína ou biomarcador é aumentada no sangue humano e esse dispositivo consegue detectar a proteína, seis meses antes do tumor ter sido formado. Os estudos mostraram que o aumento da concentração da proteína está relacionado com a formação do tumor.”

 

Cecília de Carvalho Castro e Silva explica ainda que o dispositivo poderá ser usado para diversos casos, e agora está em fase 2, envolvendo amostras reais, para que se possa chegar ao  mercado.

 

Ela disse também que esse ano, com uma parceria com o Hospital da Saúde da Mulher, será possível fazer com voluntárias, consideradas HER2 positivas, testes diretamente com o sangue bruto , com apenas uma gota de sangue, como em um exame de glicemia e detectar o câncer antes da formação do nódulo.

 

Com informações das Rádios EBC

 

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo