Universo: Ouvimos uma astrônoma para saber sobre os objetos celestes e a rotação da Terra. Vamos lá?

Universo

Publicado em 15/01/2018 - 05:46 Por Apresentação Lana Cristina e Victor Ribeiro - Brasília

O programa desta semana comenta sobre fenômenos celestes do mês de janeiro como a Super Lua, a chamada de Lua Azul, que ocorre no dia 31, e também a luz cinérea. No dia 20, ocorre a luz cinérea, que é quando a lua brilha na luz refletida da Terra. Ou seja, a luz do Sol bate na Terra, e é essa luz refletida do Sol na Terra e que brilha na lua que se chama de luz cinérea. Isso faz com que a nossa lua apareça como um fino crescente durante o crepúsculo, com o restante do seu disco como que sombreado.

Mas o destaque fica para a entrevista com a astrônoma Daniela Lazzaro, do Observatório Nacional (ON), uma unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações. Ela é pesquisadora titular do ON, da área de ciências planetárias, que estuda os objetos do sistema solar e os corpos planetários. Daniela coordena o projeto Impacton, que começou há alguns anos com o objetivo de instalar um telescópio no Nordeste.

Hoje, esse telescópio está em operação. Batizado com o nome de Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica, ele fica na cidade de Itacuruba, no estado de Pernambuco. É o segundo maior telescópio do país, com um espelho de 1 metro de diâmetro. O maior, que tem 1,5 metro de diâmetro, fica na cidade de Itajubá, Minas Gerais, e é operado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). O objetivo do projeto Impacton é observar, monitorar e estudar as propriedades físicas de pequenos corpos, como asteroides e cometas, que têm risco de colisão com a Terra.

Perguntamos a Daniela por que não sentimos a Terra girar e pedimos que ela nos desse a definição de planetas, planetas-anões, satélites, asteroides e cometas. Na entrevista, ela nos dá uma verdadeira aula do que é o nosso sistema solar e também fala porque Plutão deixou de ser planeta.

Universo ficar por aqui!  Apresentação: Lana Cristina e Victor Ribeiro

Sonoplastia: Messias Melo

Até a próxima semana, pessoal!

Universo: Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo  e descobertas científicas ligadas ao espaço. É publicado semanalmente na Radioagência Nacional e na Rádio Nacional. Ouça aqui os programas já veiculados da série.