Universo: Ouvimos uma astrônoma para saber sobre os objetos celestes e a rotação da Terra. Vamos lá?

Universo

Publicado em 15/01/2018 - 05:46 Por Apresentação Lana Cristina e Victor Ribeiro - Brasília

O programa desta semana comenta sobre fenômenos celestes do mês de janeiro como a Super Lua, a chamada de Lua Azul, que ocorre no dia 31, e também a luz cinérea. No dia 20, ocorre a luz cinérea, que é quando a lua brilha na luz refletida da Terra. Ou seja, a luz do Sol bate na Terra, e é essa luz refletida do Sol na Terra e que brilha na lua que se chama de luz cinérea. Isso faz com que a nossa lua apareça como um fino crescente durante o crepúsculo, com o restante do seu disco como que sombreado.

 

Mas o destaque fica para a entrevista com a astrônoma Daniela Lazzaro, do Observatório Nacional (ON), uma unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações. Ela é pesquisadora titular do ON, da área de ciências planetárias, que estuda os objetos do sistema solar e os corpos planetários. Daniela coordena o projeto Impacton, que começou há alguns anos com o objetivo de instalar um telescópio no Nordeste.

 

Hoje, esse telescópio está em operação. Batizado com o nome de Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica, ele fica na cidade de Itacuruba, no estado de Pernambuco. É o segundo maior telescópio do país, com um espelho de 1 metro de diâmetro. O maior, que tem 1,5 metro de diâmetro, fica na cidade de Itajubá, Minas Gerais, e é operado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). O objetivo do projeto Impacton é observar, monitorar e estudar as propriedades físicas de pequenos corpos, como asteroides e cometas, que têm risco de colisão com a Terra.

 

Perguntamos a Daniela por que não sentimos a Terra girar e pedimos que ela nos desse a definição de planetas, planetas-anões, satélites, asteroides e cometas. Na entrevista, ela nos dá uma verdadeira aula do que é o nosso sistema solar e também fala porque Plutão deixou de ser planeta.

 

Universo ficar por aqui!  Apresentação: Lana Cristina e Victor Ribeiro


Sonoplastia: Messias Melo

 

Até a próxima semana, pessoal!

 

 

Universo: Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo  e descobertas científicas ligadas ao espaço. É publicado semanalmente na Radioagência Nacional e na Rádio Nacional. Ouça aqui os programas já veiculados da série.

 

 

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo