Universo: De gênio a comunicador, Stephen Hawking deixa legado para gerações de cientistas

Universo

Publicado em 14/03/2018 - 16:29 Por Apresentação de Adrielen Alves e Marcos Chagas - Brasília

O Universo especial deste 14 de março de 2018 faz uma homenagem ao físico Stephen Hawking, que morreu nesta quarta-feira. 

 

Você acompanha aqui relatos emocionados de importantes nomes da comunidade científica que atuam no Brasil e no exterior. 

 

Stephen Hawking nasceu aos 300 anos da morte de Galileu e morreu no aniversário de Einstein, como conta a pesquisadora da Divisão de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, Josina Nascimento. 

 

Ele que lutou para entender a origem do universo e o papel dos buracos negros, será um eterno inspirador. Quem explica é o professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília, Ivan Soares. 

 

Desafiou a ciência e a medicina, como relata o astrônomo Rodrigo Boufleur.

 

Mesmo tendo vivido a maior parte de sua vida em uma cadeira de rodas devido a uma doença degenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica, ELA, acelerou o passo e divulgou a ciência. Saiba mais com Felipe Braga, professor do programa de pós-graduação em Física e Astronomia, da Universidade Tecnológica do Paraná. 

 

Levou a sério o tal de ‘partilhar o conhecimento’ e popularizou o universo em seus livros. O depoimento é de Oswaldo Miranda, pesquisador da Divisão de Astrofísica, do Insituto Nacional de Pesquisas Espaciais.  

 

Fez com que Marias e Josés de todo mundo entendessem melhor o que acontece com o cosmo e com o céu que observam todos os dias, conta Thiago Signorini, professor de Astronomia no Observatório do Valongo,  da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

 

Participou de filmes e também foi tema de um filme que levou o Oscar! Acompanhe com Ricardo Ogando, do Laboratório Interinstitucional de e-astronomia e pesquisador do Observatório Nacional. 

 

Aos 76 anos, o astrofísico respeitado mundialmente deixa um imensurável talento para que floresçam novas mentes desta área tão vasta e ainda tão carente de explicações. O relato é da astrofísica e vice-reitora da Universidade Católica de Washington, Duilia de Melo. 

 

Físico teórico, astrofísico e cosmólogo, Stephen Hawking, formou-se pela University College, em Oxford, e, já doente, tornou-se Ph.D em cosmologia pela em Cambridge. Hoje ocupava uma posição que já foi de Isaac Newton.


Ele virou nome de asteróide: Hawking! Ele deixa os filhos Lucy, Robert e Tim.


Foi físico, cientista, escritor, pesquisador.


Foi gênio! Quem concorda é Fernando Roig, pesquisador da coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

 

Especialista em frases, como cita o especialista em cosmologia também do Observatório Nacional, Armando Bernui. 

 

Vale repetir:

“Lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo, para os seus pés.
Tente achar sentido no que você vê e pergunte sobre o que faz o Universo existir. Seja curioso."

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo