Fiocruz produz primeiros lotes de medicamento usado por transplantados

SUS

Publicado em 05/04/2018 - 14:49 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O Instituto de Tecnologia em Fármacos, Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, acaba de finalizar a produção dos primeiros lotes do medicamento tacrolimo, utilizado continuamente por pacientes transplantados de rim e fígado.

 

A medicação era produzida pela indústria privada nacional Libbs Farmacêutica, mas, por meio de um acordo de transferência de tecnologia, passou a ser produzida por Farmanguinhos.

 

De acordo com a Fiocruz, a parceria, que já dura cinco anos, resultou em uma economia de cerca de R$ 980 milhões aos cofres públicos por tornar a medicação mais acessível aos usuários do SUS. A expectativa é de que a economia possa ser ainda maior com a continuidade da produção após o credenciamento de Farmanguinhos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como local de fabricação do remédio.

 

Segundo a Fiocruz, atualmente cerca de 34 mil brasileiros fazem uso do medicamento, que é um imunossupressor, ou seja, reduz a atividade do sistema imunológico para que não haja rejeição dos órgãos após o transplante.

 

Em todo o país, são realizados mais de seis mil novos transplantes de rins e mais de mil de fígado anualmente. O tacrolimo é usado por toda a vida de uma pessoa transplantada.

 

Ainda de acordo com a Fiocruz, a expectativa é de que outros medicamentos da mesma categoria terapêutica passem a ser produzidos também por Farmanguinhos.  Um deles é o everolimo, utilizado em pacientes com câncer renal, e que assim como o tracolimo consta na lista de medicamentos estratégicos do SUS.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo