Fêmeas do Aedes Aegypti podem transmitir Zika e Chikungunya para as larvas

Pesquisa

Publicado em 17/11/2018 - 08:17 Por Michele Moreira - Brasília

As fêmeas do mosquito Aedes Aegypti encontradas na natureza e infectadas podem transmitir o Zika vírus e a Chikungunya para as larvas.

 

Desta forma, os mosquitos já nascem infectados. A afirmação veio após pesquisa realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e a Fiocruz, em Itacoatiara, no Amazonas.


A partir do estudo foi possível constatar a transmissão vertical, ou seja, da mãe para o filho, em ambiente natural.

 

Em laboratório, esta possibilidade já tinha sido verificada quando as fêmeas eram alimentadas com sangue contendo vírus Zika e passavam para os ovos.

 

Com o resultado da pesquisa, ficou comprovada a presença do vírus nas larvas no ciclo natural de evolução do mosquito com sete dias.

 

Com isso, os estudiosos concluíram que eliminar os depósitos de água parada ainda é a principal saída para eliminar o vírus.

 


De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde, as doenças causadas pelo Aedes aegypti seguem em queda por dez meses consecutivos no Amazonas, se comparado com o mesmo período do ano passado.

 

A maior redução foi da febre chikungunya que, até outubro de 2018, teve 170 casos notificados contra 548 casos em 2017, uma redução de 68%.

 

Já a dengue teve redução de 42%. Foram cerca de 7,5 mil casos notificados em 2017. Neste ano foram pouco mais de 4,3 mil notificações.

 

A Zika também apresentou redução. Ano passado foram notificados 657 casos contra 446 neste ano.

 

A pesquisa inédita foi divulgada em revista internacional especializada na divulgação de estudos científicos.

 

 

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo